22 no

Thanksgiving: saiba o que é o Dia de Ação de Graças

Blog, News

Considerada uma das datas mais importantes para celebração nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças vai muito além de ser apenas o dia que precede a Black Friday. Contamos mais sobre ela neste post!

O Thanksgiving, conhecido como o Dia de Ação de Graças no Brasil, é um evento muito importante para toda a população dos Estados Unidos. Além de ser um momento de comemoração e celebração em família, entre amigos e colegas, a data é um marco histórico para os norte-americanos.

Origem do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças

A história do Dia de Ação de Graças tem início no século XVII, logo após os Estados Unidos receberem o título de “Nova Inglaterra”. Após um período de péssimas colheitas e um rigoroso inverno, precedido pela colonização inglesa em solo americano, os estadunidenses tiveram um momento de prosperidade meses após a estação fria, no verão de 1621, com a colheita soberba de milho – que, mais tarde, viria a se tornar símbolo do estado de Iowa, na região centro-oeste.

No mesmo verão, o governador do Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth, organizou uma festividade no início do outono do ano seguinte para que a prosperidade voltasse a se repetir. No cardápio, pratos com carne de patos, perus, peixes e milho fizeram sucesso entre os civis, e o peru se tornou símbolo oficial do dia de Thanksgiving. É com o sentimento de agradecimento pela colheita após a escassez do inverno que a comemoração se repetiu como feriado e ainda é celebrada nos dias atuais.

Foi apenas no ano de 1939 que Franklin Delano Roosevelt, então presidente, oficializou o Dia de Ação de Graças como feriado nacional com o objetivo de estimular o comércio e aumentar o tempo disponível para propagandas e compras relacionadas ao Natal, que acontece quase um mês depois. Entretanto, somente em 1983, por decreto de Abraham Lincoln, a quinta-feira da última semana de novembro foi decretada como o dia oficial para a celebração, variando apenas a data de ano para ano.

Influência nativo-americana

Apesar de iniciada pelo governador da colônia de Plymouth em 1621, o Thanksgiving tem forte influência de nativo-americanos residentes no estado de Massachusetts – principalmente na culinária. Tradicionalmente, os cidadãos dos Estados Unidos cozinham carnes de pato e veados, que, anteriormente, era o resultado das caças realizadas pelos nativos da tribo de Wampanoag.

Grande parte do sucesso das abundantes colheitas da época se deram pela ajuda de tribos locais, que contribuíram para que os colonos da Nova Inglaterra pudessem estabelecer suas famílias em solo americano. Entre os principais alimentos produzidos e coletados pelos Wampanoags, encontram-se frutos, peixes, patos, gansos, veados e vegetais verdes. Até hoje, abóboras e milho são encontrados em fartas mesas de famílias que celebram o Thanksgiving.

Agradecimento e fartura

O sentimento e espírito que circundam o Dia de Ação de Graças é muito semelhante ao do Natal: na data, o mais importante é reunir pessoas queridas e celebrar a prosperidade e conquistas adquiridas pelo esforço do trabalho por meio de fartas mesas (que, em grande parte, contam com o famoso peru recheado e milho).

A tradição do Thanksgiving procura recordar o verão de 1621 e como todo um estado conseguiu se estabelecer, após um inverno rigoroso, pela força do trabalho e espírito comunitário. Por isso, quando os norte-americanos se sentam à mesa e dão graças, expressam gratidão pela liberdade e pelos sacrifícios que foram feitos para preservá-la.

Ainda, na data, muitas pessoas se voluntariam para realizar ações de caridade, como preparar e servir refeições de Dia de Ação de Graças às pessoas que não têm condição financeira para fazê-lo. Outras doam para campanhas de alimentos, trabalham em grupos de doação de roupas (pois a época precede o inverno) em igrejas ou cozinhas comunitárias, e providenciam refeições para tropas americanas estacionadas no exterior.

Veja também: Halloween: Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

Gostou das curiosidades? Conte para nós como você e seus entes queridos vão passar o Dia de Ação de Graças! Se você já teve essa experiência, lembre-se de contá-la nos comentários.

O Inter Americano é um Centro de Cultura Estados Unidos-Brasil, com fundação em 1941, Curitiba. Nas datas de Thanksgiving, realizamos refeições em grupo e ações que procuram exprimir o sentimento de agradecimento em todos os sentidos. Para entrar em contato com a nossa sede, localizada no Centro, ligue no telefone: (41) 3320-4777.

Fontes/referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *