23 ju

EMBAIXADA AMERICANA

News

A educação, base para muitas questões, tem sido uma prioridade para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil há muitos anos.

 

O Inter Americano é um Centro Binacional reconhecido pela Embaixada Americana com mais de 75 anos provendo o ensino de inglês em Curitiba e promovendo diferentes ações educativas e culturais em parceria com a Missão Diplomática dos Estados Unidos.

 

Nas palavras da própria Embaixada, um dos objetivos da Missão Diplomática Americana no Brasil é promover melhores relações bilaterais e cultivar a amizade entre os povos dos dois países, Brasil e Estados Unidos.

 

Por meio de Centros Binacionais como o Inter Americano, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil oferece diversas oportunidades educacionais e culturais para brasileiros, destacando-se:

Centro EducationUSA: com a chancela do Departamento de Estado Americano, o EBC, escritório de testes e orientações para estudos nos EUA do Inter Americano, oferece informações oficiais sobre cursos, bolsas de estudos, vistos de estudantes, acompanhamento no processo de admissão, traduções certificadas e aplicação de exames internacionais para quem deseja estudar nos EUA.

Atividades culturais: a Embaixada dos EUA promove diversas atividades culturais como apresentações de bandas americanas, conteúdos e materiais para exposições de arte e acesso a conteúdo cultural digital.

Bibliotecas ou chamados Espaços Americanos: são considerados um American Space, com acervo expressivo em língua inglesa e portuguesa e com estrutura adequada às atividades e eventos culturais, que recebem apoio da Missão Diplomática Americana e estão disponíveis para toda a comunidade.

Programa Jovens Embaixadores: O Inter Americano participa ativamente na seleção deste programa altamente competitivo para alunos da rede pública de ensino. Alunos de ensino médio que demonstram perfil de liderança fazem trabalho voluntário, tem inglês intermediário e são de classe econômica menos favorecida podem se inscrever no programa. Os jovens selecionados pela Embaixada participam de um programa de três semanas nos Estados Unidos sobre voluntariado e justiça social.

Programa de desenvolvimento para professores da rede pública: com apoio da Embaixada Americana, o Inter oferece o PSTDP (Public School Teacher Development Program), curso de metodologia de ensino de inglês para professores da rede pública. O curso tem 60 horas e é gratuito para os professores selecionados.

Programas de desenvolvimento para professores dos Centros Binacionais: os professores do Inter Americano têm a oportunidade de participar de cursos presenciais nos EUA e no Brasil promovidos pela Embaixada, assim como há cursos online de diferentes universidades americanas.

Programas de apoio financeiro para infraestrutura: Anualmente, os Centros Binacionais concorrem a programas da Embaixada Americana que oferecem fundos para promover investimentos em tecnologia, revitalização nas instalações e mobiliários e ampliação do acervo da biblioteca.

 

 

Essas são algumas das atividades desenvolvidas nessa parceria entre o Inter Americano e a Embaixada Americana. Abaixo estão alguns links para mais informações:

Embaixada Americana, consulados, vistos, oportunidades: https://br.usembassy.gov/pt/

Programa Jovens Embaixadores: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/

EducationUSA: www.educationusa.org.br

Conteúdo cultural digital: http://smithsonianeducation.org/

Conteúdo para professores da língua inglesa: https://americanenglish.state.gov/