19 ma

Separamos algumas técnicas para te ajudar a internalizar o conteúdo ensinado nas aulas e no material didático do curso

A dificuldade em memorizar uma informação nova é comum, principalmente quando estamos aprendendo um novo idioma, onde somos expostos a novas palavras a cada aula. Faz parte do conhecimento internalizar o conteúdo, as expressões, a pronúncia das palavras, como usar da maneira correta os verbos e os macetes da língua. Caso seus métodos de estudo não estejam te ajudando a realmente aprender, separamos aqui algumas técnicas eficazes para você começar a aplicar já e não deixar o inglês ficar em sua memória de curto prazo:

1) Revise o conteúdo em um espaço de dias

Essa técnica se chama repetição espaçada. Dentro de um espaço de dias, revise religiosamente algo que você aprendeu. Por exemplo: vamos supor que na aula de hoje você aprendeu a expressão “Why on earth?” (Por que cargas d’água/Mas por quê?). Adote uma frequência de dias para você revisá-la, podendo ser: 1-7-14-30. Ou seja, a revise daqui um dia, sete dias, quatorze dias e trinta dias. Conforme for aderindo a esta técnica, você perceberá que o conteúdo vai se tornando algo mais natural e vai se integrando melhor em sua mente.

2) Passe a limpo o conteúdo

É uma técnica que leva mais tempo, mas em compensação ajuda muito a internalizar o conteúdo estudado. Conforme você vai reescrevendo o que aprendeu em sala, você o reforça em sua memória, relembra de pontos em específico que na hora talvez não tenha prestado atenção e pode ir até exercitando a pronuncia caso vá fazendo isso em voz alta. Esse método também ajuda a manter toda matéria organizada.

3) Descubra o horário e onde você é mais produtivo

Aqui também pode levar um par de dias, afinal, se você ainda não sabe em qual momento do dia você é mais produtivo para estudar, vai precisar fazer alguns testes durante os períodos da manhã, tarde e noite. Conforme for fazendo esse teste, busque também mudar de lugar na casa ou até mesmo sair de casa – quem sabe o conforto do seu lar tire seu foco do aprendizado. Sabendo disso, basta começar a criar uma rotina de estudos nestes horários e locais.

4) Seja seu professor para internalizar o conteúdo

Esse é o momento que você começa a explicar para si mesmo o conteúdo. Não apenas leia o que está em suas anotações ou em sua apostila. Esclareça esses registros, exercite sua mente para entender por que essa expressão é usada de determinada maneira. Caso você não consiga tirar suas dúvidas, fique calmo, essa é só uma brincadeira de professor. Anote o que você não conseguiu entender sozinho e leve para próxima aula.

5) Faça testes e exercícios

Após cada aula você tem exercícios para fazer no seu online workbook e às vezes materiais extras entregues pelo seu professor. Mas você pode ir além, procurando, por exemplo, exercícios na Nuvem Educacional – Materiais e Serviços – E-folder. É sempre válido e eficaz exercitar algo que você já aprendeu.

Gostou das técnicas? Agora é só aplicar em seus estudos! Caso queira começar a estudar inglês, entre em contato com o Inter Americano: (41) 3320-4705 | (41) 3320-4706 | (41) 3320-4704 – WhatsApp: (41) 98416-3652. – unidcentro@interamericano.com.br.